Mercedes-Benz revelou nesta terça-feira (18) a versão final de sua primeira picape, a Classe X, que será produzida na Argentina e vendida no Brasil no começo de 2019.
A novidade será construída em parceria com a Renault-Nissan, tendo como base a dupla Frontier (já à venda no Brasil) e Alaskan (que chega no ano que vem).
A picape da Mercedes será voltada para o segmento médio, hoje ocupado por modelos como Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux e Mitsubishi L200, além da Frontier e da futura Alaskan.
Classe X
Comprimento | 5,34 m |
Largura | 1,92 m |
Altura | 1,82 m |
Entre-eixos | 3,15 m |
Capacidade | 1.042 kg |
Segundo a marca, o produto terá como principais mercados a América Latina, África do Sul, Austrália e Europa. Na Alemanha, a picape chega ainda neste ano e custará a partir de 37 mil euros (cerca de R$ 135 mil).
Serão 4 tipos de motorização. A mais básica (X 200) terá propulsor de 4 cilindros com 166 cv, enquanto as duas intermediárias aserão 2.3 a diesel (X220 d e X 250 d) com 163 cv e 190 cv, respectivamente.
Haverá opção de câmbio manual de 6 velocidades ou automático de 7. A versão mais potente será lançada apenas em 2018 e terá motor V6, com 258 cv e tração permanente nas 4 rodas.
Serão ainda 3 opções de acabamento e itens de série:
O interior lembra os conceitos mostrados anteriormente, com destaque para as saídas de ar em formato de X e para a tela multimídia de 8,4 polegadas. As rodas poderão ser de 17, 18 e até 19 polegadas. No quesito segurança, 7 airbags serão de série.
Como opcional, a Classe X poderá vir sem o para-choque traseiro, possibilitando abertura de 180º da tampa da caçamba.
Com a Classe X, a Mercedes-Benz será a primeira das marcas consideradas premium a entrar no segmento de picapes, mas não deve ser a única.
Até 2026, a Mercedes-Benz espera que o mercado global de picapes crescerá 43%, de 2,2 milhões para 3,2 milhões de unidades.