Estrela Pickups | Azul Motors

Museo Enzo Ferrari: um passeio pelos primórdios da marca italiana

Menos famoso que o Museo Ferrari, que fica em Maranello, o Museu Enzo Ferrari, em Modena, conta como tudo começou

 

O Museo Ferrari é um dos quatro lugares obrigatórios para quem visita Maranello, na Itália. Os outros são a fábrica da Ferrari, a pista de Fiorano e o Ristorante Cavallino, que fica bem em frente à fábrica e era um dos preferidos de Enzo Ferrari.

O fã da marca que fizer apenas esse tour, porém, perderá a oportunidade de conhecer uma outra parte importante da história da Ferrari que não está em Maranello, mas em Modena, distante cerca de 20 quilômetros. Modena, de fato, é a cidade onde tudo começou, onde Enzo Ferrari nasceu e abriu sua primeira oficina, a Societa Anonima Scuderia Ferrari, em 1929.

Os dois museus, Ferrari e Enzo Ferrari, compartilham a reserva técnica (aquelas peças que têm exposição temporária), mas, em relação ao acervo permanente, enquanto o primeiro conta a história da marca nas competições, o segundo se dedica à memória de seu fundador.

O Museo Enzo Ferrari ocupa dois edifícios, a cerca de 3 quilômetros da Piazza Grande, no centro de Modena. Um dos prédios, inaugurado em 2012, é futurista. Tem o telhado amarelo, cor oficial da Ferrari. O projeto é do renomado arquiteto tcheco Jan Kaplicky (com obras em países como Inglaterra, Itália e República Tcheca). Ele abarca a estrutura central do museu, com bilheteria, área das exposições, restaurante, café e loja de suvenires.

Esse prédio tem uma atração especial, que é a projeção de filmes nas paredes, no teto e no piso do pavilhão, por 19 projetores. As exibições ocorrem em intervalos de 30 minutos. Durante nossa visita assistimos um vídeo emocionante sobre a história de Enzo Ferrari e outro sobre os carros que conquistaram fama não só nas pistas mas também nas ruas e nas telas do cinema, tema da exposição Driving with the Stars, que atualmente está em cartaz no museu.

O outro prédio é uma construção típica da região da Emília-Romanha, no norte da Itália, com tijolos aparentes, erguida em 1830. Nele fica uma coleção de motores Ferrari, dos experimentais (como um 3 cilindros, de 1994, dois tempos, com turbo e compressor mecânico, que gerava 130 cv); aos V8, V10 e V12 da Fórmula 1 de diferentes épocas.

Igualmente interessante, porém, é a própria história do edifício que sediou a Officina Meccanica Alfredo Ferrari, pai de Enzo, e também a residência da família Ferrari, quando Enzo nasceu, em 1898. Além disso, foi com a venda desse prédio (readquirido posteriormente pela Ferrari) que Enzo conseguiu o dinheiro para comprar seu primeiro carro de corrida. Isso aconteceu em 1918, dois anos após a morte do pai, quando Enzo tinha 20 anos.