Exclusivo: novo SUV popular da VW chegará com missão insana a cumprir

02/10/2023



A Volkswagen se prepara para o lançamento de mais um SUV no Brasil. Dessa vez, quer atuar no primeiro degrau do segmento, para brigar diretamente com o Fiat Pulse. Ainda sem nome definido e chamado internamente de A0 SUV ou VW246, o novato chegará ao mercado no começo de 2025, com produção em Taubaté (SP), e uma difícil missão: ser o carro mais vendido no Brasil.

 

É isso que a marca alemã espera com o lançamento do A0 SUV, que sairá do papel com um investimento de R$ 1 bilhão usando plataforma MQB A0, aproveitando boa parte da estrutura do Polo, incluindo o entre-eixos de 2,56 metros.

 

Nas apurações mais recentes, a Mobiauto descobriu em primeira mão que o plano da Volkswagen é produzir mais de 200 mil unidades do A0 SUV por ano. Para se ter uma ideia da ambição da estratégia, a Fiat Strada, que é o veículo mais vendido atualmente no Brasil, tem volume bem menor de fabricação.

 

A montadora italiana não revela números certeiros de produção por política interna, mas contou à nossa reportagem que 6,5% da produção da Strada são voltados à exportação – com exceção das unidades Ram 700, que não entram na conta. Calculando o percentual sobre o volume de vendas que, em 2022, foi de 112.456, temos um total de produção estimado de menos de 150.000 exemplares por ano chassis da picape compacta, líder de mercado no Brasil nos últimos três anos.

 

A expectativa da VW é que o A0 SUV tenha pelo menos 50 mil unidades a mais produzidas anualmente, para ser o produto mais vendido do mercado nacional. Para isso, ele deve herdar a motorização 1.0 TSI turbo flex de até 116 cv do próprio Polo.

 

O que já sabemos sobre o VW A0 SUV

 

O novo SUV da VW já se encontra em nível relativamente avançado de desenvolvimento. Seu visual e suas dimensões foram definidos e, agora, a empresa cota a confecção de peças para os primeiros protótipos com carroceria definitiva do modelo.

 

Ele utilizará a plataforma MQB A0 de Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, e deve replicar os 2,56 metros de entre-eixos do hatch e do SUV cupê. Já o comprimento deve ser de pouco mais de 4,10 metros. Terá motorização 170 TSI de 116 cv e 200 TSI flex de 128 cv, sem previsão de versões híbridas em um primeiro momento.

 

Seus rivais mais diretos serão Fiat Pulse e Renault Kardian, abrindo caminho para que o Nivus ocupe um degrau acima em termos de faixa de preço, concorrendo mais diretamente contra o Fiat Fastback. Isso empurrará o T-Cross definitivamente para uma briga mais nichada contra Jeep Renegade e Hyundai Creta